quarta-feira, 18 de abril de 2012

Santos e Maria na religião do povo

Assessorados pelo professor mestre frei Arno Frelich, OFM, pudemos refletir sobre a religiosidade popular e a devoção mariana.

Frei Arno da Ordem dos Frades Menores

Falndo mais a partir da sua prática pastoral, o assessor discorreu sobre os desafios na sitematização dos estudos sobre devoção popular e seu devido aprofundamento, visto que, ao tocar nesse assunto está lidando com algo muito mais emotivo e afetivo que algo meramente racionalizado.
Isso porque devoção em sua raiz significa ter afeto, admiração, profundo respeito, uma verdadeira submissão ao santo ou a Maria; se é submissão, não cabe questionamentos ou mudanças. Dessa forma, é muito eficaz para a evangelização, mas traz alguns entraves para alguns avanços pastorais, visto que, o devocional brota do povo e se transforma em tradição, e não deve ser "mudado"; conforme o velho adágio: "sempre foi assim."



A devoção popular brota da prática e tradição de um povo, não é normatizada e oficial, mas incentivada pelo magistério da Igreja. Essa tradição é transmitida de uma geração para outro por meios afetivos; a tradição gera pertença e dá identidade a um povo.
Mas em nossa sociedade pós-moderna, em que cada indivíduo quer criar sua própria "tradição", como manter a identidade e pertença a um povo? Na realidade, muda-se a forma de manifestar a tradição, mas o pano de fundo, a base é a mesma. Por exemplo, dificilmente um jovem pagará uma promessa subindo uma escadaria de uma igreja descalço ou de joelhos, porém, por conta de uma encenação na sexta-feira santa, esse mesmo jovem ficará deslcaço por horas, carregará uma pesada cruz, e se entregará totalmente. A "tradição" é a mesma, a manifestação se dá de outra forma.
Por fim, a devoção popular tem a capacidade de criar um "ethos", exemplo disso que em Canindé veste-se como imaginam que Francisco se vestia, cria-se uma linguagem verbal e corporal que é assimilada por todos que manifestam devoção para esse ou aquele santo.

Santuário de São Francisco das chagas, Canindé - CE
À noite o encontro continuará com uma apresentação cultural. Pela manhã, teremos a palestra "Religião e religiosidade", proferida pelo prof. Dr. frei Luiz Carlos Susin, OFMCap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário