terça-feira, 17 de abril de 2012

Pastoralistas Capuchinhos debatem a missão e a religiosidade popular

De 18 a 23 de abril acontece em Porto Alegre, na casa de retiros São Lourenço de Brindisi, dos Capuchinhos da Província do Rio Grande do sul, o 24º Encontro Pastoralistas promovido pela CCB. Este evento é realizado a cada dois anos e reúne os religiosos que trabalham em pastorais nas paróquias e províncias. A Província de São Paulo está sendo representada pelo Frei Décio de Piracicaba e Frei Arcanjo de Penápolis que já estão em Porto Alegre.
O tema deste ano é Missão e Religiosidade Popular, um apelo do Documento de Aparecida na questão da missão do Continente Latino Americano.



Frei Carlos Freitas, coordenador do encontro disse que baseado nesse pedido do Documento foi incluída a religiosidade popular, que é a realidade do dia a dia do trabalho pastoral. O tema central vai ser divido em quatro propostas: no primeiro o frei Luiz Carlos Susin vai falar sobre Religião e Religiosidade, a definição do termo; o segundo tema, Santos e Maria na Religião do povo; o terceiro, missão Capuchinha diante desse trabalho e por último a transversalidade por onde passa todo esse contexto da missão.
No domingo os freis participarão de uma missa em Flores da Cunha, quando será oficializada a conclusão da compilação dos documentos de beatificação de frei salvador Pinzeta. No final da tarde o grupo retorna para Porto Alegre para a conclusão do encontro. No ano passado esse evento aconteceu em Porto Seguro na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário