sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pré-Missão em Irapuã

Irapuã tem uma população estimada de 7.013 habitantes (IBGE – 01/07/2005). A população rural está concentrada em 18 bairros que são: Mineiros, Palmital, Barra Mansa, Cedrinho, Cervinho, Cachoeira, Cachoeirinha, Capim Fino, Cubatão, Grota, Três Barras, Japecanga, Figueira, Formosa, Barreirinho, Barreiro, Bom Sucesso e Barro Preto. (fonte: irapua.sp.gov.br/novoportal/perfil/sintese.asp)


Santuário Nossa Senhora do Carmo

A cidade vive predominantemente da produção agrícola. Com a crescente produção de cana-de-açúcar, houve uma consequente migração de mão-de-obra. Esses migrantes, em sua maioria, vem do Estado da Paraiba. Em época de safra chega a quase dobrar a população da cidade. Vivem em situação precária e de grande exploração. Aqui temos um grande desafio, criar a pastoral do migrante, conforme nos afirmou o Pároco do Santuário de nossa Senhora do Carmo, Padre Ângelo Vicentini.


Nos dias 23, 24 e 25 de março, a equipe missionária visitou a paróquia. Foi o primeiro contato com os paroquianos para a preparação da missão que acontecerá em agosto. A equipe desta pré-missão estava formada pelo Frei Pedro e Frei Rosinaldo de Cajati, Frei Décio de Piracicaba e Reinaldo de Rio Claro.


A equipe missionária foi muito bem recebida pelo Monsenhor Ângelo e pelo seu povo. Estão muito ansiosos para a chegada da semana intensiva de missão que já se insere na programação de comemoração dos 80 anos da criação do Santuário.


A Paróquia de Irapuã faz parte da Diocese de Catanduva e em sintonia com a CNBB e com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015, a Diocese traçou seu plano de pastoral com três pontos fundamentais a serem trabalhados: Família, Juventude e Formação. Desses três pontos, a partir de uma profunda experiência pessoal e comunitária com a pessoa de Jesus Cristo, deve brotar todo o empenho dos discípulos em serem verdadeiros missionários e missionárias.



Durante aquele final de semana tivemos reuniões com os coordenadores das comunidades, muitas celebrações, palestras com os jovens e por fim concluimos este tempo de graça com a celebração litúrgica do 5º Domingo da Quaresma. Que Deus continue abençoando Monsenhor Ângelo e a todo o povo de Irapuã que com certeza colherão muitos frutos com a missão Franciscana em sua paróquia.


 Pela equipe missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário