sábado, 21 de abril de 2012

Frei Luis Carlos Susin proferiu a palestra no terceiro dia de encontro da CCB

“Religião e Religiosidade: Aspectos Antropológicos” foi o tema tratado no Encontro dos Pastoralistas do Brasil


Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap

No terceiro dia de encontro às 8h iniciou a programação do dia com a oração das laudes. Em seguida foi apresentada a programação e encaminhamentos. Após, Frei Luiz Carlos Susin proferiu a palestra com o tema: “Religião e Religiosidade: Aspectos Antropológicos”. Alguns pontos destacamos: não somos promotores de religiosidade mas evangelizadores; a religião não tem fronteira, nem limites, nem medidas; com o tempo viu-se mais uma religião como busca de saúde, nutrição, energia; com a modernidade o sagrado se volta para dentro do homem, como algo subjetivo; a religião é a alma da cultura; segundo Freud, a religião tem uma função social, de transformação; os ritos de passagens são solenizados e existe um cuidado social.



Com a urbanização foi desagregado o rito de passagem, os ritos estão ligados a comunidade e supõem uma estabilidade na sociedade. O rito de passagem é solenizada e existe um cuidado social.


O comprometer-se socialmente implica numa transformação radical da pessoa frente a rito de passagem. A confusão atual para os adolescentes, é definir mais os ritos de passagens. Aqui seria o sacramento da crisma como rito de passagem para preparar o cristão para a vida de Fé.
O cuidador não pode manter-se à distância, como em proteção neutra ou em observação imparcial, mas deverá colocar a sua busca pessoal à disposição dos outros, pois as suas próprias feridas são a principal fonte de seu poder curativo, são sinais de esperança.


Contamos com a presença do Definidor Geral Frei José Gislon.

do site: capuchinhosrs.org.br
por Frei Gabriel Francisco Cavalli (CANS - Frat. Santo Operário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário