domingo, 12 de agosto de 2012

Iº e 2º dia do Tríduo vocacional em preparação à profissão perpétua de Frei Mateus Bento


Toda vocação nasce na família, cresce na comunidade, amadurece na oração e dá fruto na missão.

Animados por tão profunda frase, iniciamos na quarta-feira do dia 08 de agosto o tríduo vocacional de Frei Mateus em sua cidade natal, Caçapava – São Paulo.




O lema do primeiro dia foi “Vocação Franciscana e as Crianças: sementes do amor”. Reunidos de manhã na Igreja São Benedito da paróquia São Pio X, dirigida pelos Frades Conventuais, fizemos a primeira oração do dia que fora preparada por Frei Ricardo de Piracicaba. Estavam presentes Frei Mateus, Frei André de Santo André, Frei Rafael de Taubaté, Frei Anderson de Cândido Mota, Frei Arcanjo de Penápolis, Frei Cláudio de Sapopemba, Frei Décio de Piracicaba, Irmã Nádia de Penápolis, Missionário Reinaldo de Rio Claro e muitos fiéis daquela comunidade de fé.



Após o café comunitário, iniciamos os trabalhos do dia. Uma equipe visitou as famílias da Vila André Matins e Vila Quirino; outra equipe visitou o colégio São Francisco das Irmãs Terciárias Capuchinhas; e Frei Anderson dedicou-se aos irmãos enfermos levando-lhes a unção.












À noite, reunidos na Igreja São Benedito, celebramos a festa de São Domingos, iniciamos o tríduo vocacional e de Santa Clara. A Eucaristia foi presidida por Frei Anderson que com palavras simples e profundas, soube cativar as crianças e todo o povo reunido. Através de suas palavras explicando a cena evangélica da mulher Cananéia que pede uma cura a Jesus, disse-nos que não devemos desistir ao encontrarmos as dificuldades da vida; podemos contar sempre com Deus, mas temos que, assim como a mulher Cananéia, fazer a nossa parte; encerrou dizendo que em suas visitas conheceu a catequista do Frei Mateus que lhe disse estar muito feliz pelo caminho escolhido pelo seu catequisando; e triste por saber que outro seu catequisando, da mesma turma do Mateus, não tinha feito escolhas tão acertadas e estava preso.


 









Frei Anderson conclui dizendo que as crianças são sementes do amor, mas toda semente deve ser cuidada com carinho para crescer e dar frutos. Ao final, as crianças foram entregues à maternal proteção de Nossa Senhora Aparecida.


 



Na quinta-feira e segundo dia do tríduo vocacional e lema que dinamizou os trabalhos foi: “Vocação Franciscana e a Família: Vocação para o amor”.



Reunimo-nos novamente na Igreja São Benedito para a oração do Ofício Divino das Comunidades e contamos com a presença da Irmã Júlia e Irmã Sada, ambas Terciárias Capuchinhas. A oração da manhã foi dinamizada pelo missionário Reinaldo que nos lembrou da importância de termos a nossa família e das várias famílias que começamos a fazer parte ao longo de nossa vida: família religiosa, família Igreja, família sociedade.


 









Após o café, uma equipe missionária-vocacional vistou as famílias da Vila Paraíso; outra turma visitou a Vila Vicentina lugar que acolhe nossos irmãos e irmãs idosos mais carentes. A visita aos enfermos ficou aos cuidados de Frei Cláudio e Frei Arcanjo.

 









À noite a Celebração Eucarística foi presidida por Frei Arcanjo. Ao final as famílias foram abençoadas e encerrou-se a celebração com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário