quarta-feira, 29 de agosto de 2012

800 ANOS DO CARISMA CLARIANO E 120 ANOS DA PRESENÇA CAPUCHINHA EM TAUBATÉ

                A fraternidade de Taubaté tem muito que se alegrar neste ano, pois além de comemorarmos os 800 anos do carisma de Santa Clara, ainda estamos celebrando de forma concreta em nossas celebrações os 120 anos da presença Capuchinha no Convento que leva o nome da Santa.


Desde a trezena de nosso confrade, Santo Antônio, procuramos celebrar com os fiéis a nossa presença no meio deles. Vemos, assim, a importância de juntos vivermos de forma intensa e comemorativa um momento tão importante para a história de nossa Província. Nesse sentido, todos devem fazer parte, como os frades e leigos atuantes em nossa comunidade estão fazendo, afinal, nosso trabalho só tem sentido se vivenciarmos em nossa fraternidade o exemplo de São Francisco e Santa Clara e expandi-lo para o povo de Deus que tem um carinho imenso para conosco.



Foram essas as perspectivas que nos dias 08, 09 e 10 de agosto que motivaram a realizamos do Tríduo em preparação à comemoração de Santa Clara no dia 11.
Alguns frades contribuíram para que nossa festa ficasse mais enriquecida e evangelizadora, são eles: frei Arcanjo de Souza Soares (inclusive foi sua primeira presidência em nossa comunidade, na qual passou quarto anos como pós-noviço), ele celebrou o primeiro dia que teve como tema: SANTA CLARA, A PRIMEIRA FRANCISCANA. No segundo dia tivemos a querida presença do frei José Moacyr Cadenassi, que contribui para com a continuidade de nosso Tríduo, o tema que o frei trabalhou foi: SANTA CLARA, E O IDEAL DE POBREZA COMO ENTREGA A DEUS. For fim no último dia do Tríduo, contamos com a presença amigável e fraterna de frei Edmar Hermínio da Silva, cujo tema foi: A ESPIRITUALIDADE DE SANTA CLARA, COMO SEGUIDORA DE FRANCISCO, NO CARISMA FRANCISCANO.


Sábado, dia de nossa padroeira, tivemos a imensa alegria e satisfação de ter em nosso meio o novo membro de nossa fraternidade, frei Longarez, que presidiu na presença de nosso guardião frei Rogério Rodrigues Dias e também do nosso confrade frei Simão Esteves Figueiredo, com alguns pós-noviços, irmãs e povo de Deus. Contamos também, de forma especial, com nosso irmão e postulante Afrânio Ferres Beneti que ajudou no andamento das celebrações nos quatro dias de festa a Santa Clara.



A todos citados e todo povo taubateano nosso muito obrigado pela contribuição amigável e fraterna. Por estes e tantos outros motivos ficamos gratos e felizes por realizar tais festividades. Deus nos abençoe cada dia mais para continuarmos a vivenciar nosso carisma de Frades Menores Capuchinos, tanto na nossa vida fraterna, como na comunhão com nossos irmãos que participam com todo carinho do Convento Santa Clara. Muitas gerações participaram da história destes 120 anos, que muitas outras gerações possam continuar vivenciando sua fé em Nosso Senhor Jesus junto conosco e com outras gerações de frades que vão se encantando com nosso jeito de ser no mundo: sendo menor, mas felizes! A todos nossa saudação de Paz e Bem!


FREI CARLOS EDUARDO FERNANDES (FREI KADU)

Um comentário:

  1. LINDO DOCUMENTARIO KADU!VC ESTÁ DE PARABENS,SEMPRE FAZENDO TD COM MUITO AMOR,O RESULTADO SERÁ SEMPRE ESTE:POSITIVO,BJS,E PARABENS NOVAMENTE!

    ResponderExcluir