sexta-feira, 29 de junho de 2012

II DIA DO TRÍDUO VOCACIONAL

Irmãos e irmãs, paz e bem. 
Na noite de ontem, 28 de junho, celebramos no Santuário de Lourdes, Botucatu, o II Dia do Tríduo Vocacional em preparação às comemorações dos 50 anos de ordenação Presbiteral de Frei Constantino Bombo.



 


Fazendo memória do Mártir Santo Irineu, Grande Teólogo da Igreja, fomos conduzidos a celebrar o mistério Pascal de Jesus Cristo manifestado na Vida de entrega e serviço de Frei Constantino Bombo.


O Evangelho do dia foi Mateus 7, 21-29 que nos exorta a construírmos nossa casa sobre a "Rocha". Frei Décio, com palavras e simples exemplos  proferiu a Homília. Falou-nos sobre a "perfeição" que consiste em ser "constante no caminho" para se chegar ao objetivo traçado, isso não significa não cometer erros, tropeços, mas significa não desistir. E para que possamos conseguir seguir neste caminho por vezes tão tortuoso, faz-se necessário estarmos fundamentos sobre a Rocha, que é o próprio Jesus Cristo. Desta forma foi e é a vida de Frei Constantino em seus 50 anos de serviço e entrega. Por fim, para finalizar, Frei Décio pediu para a assembleia cantar junto o refrão salmódico ecolhido por Frei Constantino e que resume sua vida Presbiteral: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome Santo do Senhor.” (Sl 115, 12-13)


Ao final da celebração, os jovens entraram com a imagem de nossa Senhora de Lourdes e receberam a bênção. Também foram recordadas as palavras do Beato João Paulo II: "“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II).











Entrega dos jovens à maternal proteção de Nossa Senhora de Lourdes, rezemos juntos:


Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, a quem devotamente chamamos Senhora de Lourdes, à tua maternal proteção confiamos estes jovens desta comunidade de fé.
Tu que foste Mãe e educadora de vosso mestre e Senhor Jesus Cristo, sejas também para eles, mãe e educadora na simplicidade, na humildade e no amor fraterno.
Sejas também força inspiradora para que nossas famílias eduquem e sejam testemunho para os jovens conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, na prática e na proclamação do seu Evangelho.
Nossas comunidades tenham sempre a preocupação com o acolhimento do novo que vem deles para crescerem na fé, no testemunho do amor e no compromisso missionário com a construção do Reino de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário