terça-feira, 25 de maio de 2010

ENCONTRO DE FORMANDOS

Não fizemos propostas, assumimos compromissos!


Começamos nosso encontro com a apresentação dos nossos novos irmãos na sexta à noite! No sábado de manhã, começamos o dia com uma bela oração preparada pelos nossos irmãos do noviciado!

Depois, assumimos nosso compromisso como capuchinhos inseridos em nossa realidade latino-americana e caribenha; juntos como  Igreja, Povo de Deus, afirmamos que devemos estar entre os pobres e sermos pobres... Frei Arcanjo nos falou sobre as Campanhas da Fraternidade, Frei Décio contextualizou o cenário de Igreja em que vivemos e Frei Mateus nos fez uma análise de conjuntura sobre o contexto brasileiro com ênfase na situação da cidade de São Paulo. Depois de meditarmos em grupos e discutirmos em plenário, assumimos ações pastorais e sociais que testemunhem que a nossa opção é preferencialmente pelos pobres!

Tudo isso em vista da edificação do Reino de Deus!

Nosso encontro de formandos é fundamentado em dois pilares: reflexão para criação de ações sobre nossa vida de formandos e integração motivada pela confraternização!

A confraternização nos levou a avançar para águas mais profundas e visitar as margens da Ilha Bela de barco. Tarde maravilhosa!

E com essa natureza exuberante que refletia não só o poder de Deus, mas o seu grande amor por nós!


Para nós, capuchinhos, o irmão sempre será nosso bem e Dom mais precioso, nossa força... imagina o tanto de bem e dons que estavam nesse encontro...

Nossa fraternidade províncial vislumbra novos tempos, novos horizontes... eis-nos aqui, formandos capuchinhos, sonhando novos rumos, desejosos de sair dde quaisquer cais seguros e avançarmos para mares nunca d'antes navegados...
Formandos da Procasp! faça parte, você também, dessa fraternidade!!!!!

4 comentários:

  1. Frei Raphael

    Este encontro foi muito bom. Primeiro porque, todos os formandos, mostramos que estamos atentos a realidade e as necessidades de nossa Província e da Igreja e estamos dispostos a contribuir com a discussão dos problemas e o trabalho de nossas mãos.

    E também pela reunião de todos os irmãos numca casa tão acolhedora, com toda a natureza ao nosso redor. Obrigado as Irmãs que nos acolheram.

    E, também, a "despedida", rsrsrsrs, de nossos irmãos: Francisco, Eduardo, Paulo, Décio, Rosinaldo e Evaldo. Eles se despedem da formação inicial somente. Mas continuam na caminhada conosco, como irmãos, até estarmos todos juntos na Morada Eterna com o Nosso Pai. Parabéns pra vocês e não vão embora, rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Valeu Frei Raphael... realmente o encontro foi muito bom, e sabe porquê? Por que todos estavam bem dispostos e disponíveis para celebrar nossa vida de fraternidade!
    É isso aí... continuamos na formação inicial, agora de outro jeito, mas sempre como irmãos!
    Obrigado a todos que me incentivaram e incentivam-me... muita força e luz na caminhada dos que estão iniciando esse lindo, mas cheio de desafios, processo formativo!
    Paz...

    ResponderExcluir
  3. Este foi meu primeiro encontro de formandos da província. Diga-se de passagem, foi um ótimo início! Foram muito bons os dias que estive em São Sebastião, pois, além da bela paisagem, do lugar encantador, de pessoas bacanas que lá estavam, pude ter a alegria de constatar, como a província está aberta para nossas sugestões e, como disse o Frei Décio, para nossos compromissos....
    Aproveito o ensejo para agradecer a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, Pai Seráfico e a Mãe Clara, por colocar pessoas tão bacanas e encantadoras em minha vida...
    Ser capuchinho é bom demais.....
    Portanto, "Cessem as palavras e falem as obras". Sto. Antônio

    ResponderExcluir
  4. Pedro Alexandre ;vocacionado a vida religiosa24 de outubro de 2011 às 13:24

    Parabens a todos que estavam no encontro ,através do blog percebi que estão atualizando as idéias da provincía,é extrema importancia sempre ter espaço para discutir idéias novas e coloca-las em prática .

    ResponderExcluir