segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ceia Judaica, a festa da Páscoa


No dia 29 de março celebramos na casa do postulantado a Ceia Judaica, a festa da Páscoa. Esta ceia é um jantar no qual, segundo os ritos judaicos, relembramos a saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Para que esta ceia se aproxime, ao máximo, do que aconteceu, usamos alguns símbolos: osso da perna de um cordeiro (zeroah), ovo cozido (beytza), ervas amargas (maror) mistura de maça ralada, canela castanha e vinho (haroset), salsa e aipo (karpas), água salgada, pão sem fermente (matzot) e as quatro taças de vinho.


Durante a ceia, o dirigente explicou o significado de cada símbolo, bem como nos contou a história do êxodo do povo de Israel. Lembramos do sofrimento que este povo passou no caminho à Terra Prometida, contudo, o maior significado desta ceia esta no fato de que Deus manifestou seu poder, seu amor e sua presença durante a caminhada do povo de Israel, que outrora estava como escravo no Egito.


Não poderíamos nos esquecer do fato de que dançamos o Dayenu, cuja música nos recorda que mesmo se Deus não tivesse feito tudo o que Ele fez pelo povo de Israel, ainda assim o que Ele fizesse “teria bastado”. Mesmo sem uma sincronia total, pois cada participante dançava segundo seu modo, pudemos nos divertir e lembrar que o “[...] o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó” (cf. Ex. 3, 6) nunca nos abandona, mesmo se estivermos na escravidão do Egito ou na Terra Prometida de Israel.


Por fim, contamos com a participação de nosso mestre de postulantado, Frei Nilton, Frei Evaldo, Frei Arnaldo e de algumas pessoas da comunidade do Lar Franciscano.


Com muita alegria, podemos afirmar que esta ceia nos proporcionou grande alegria, não só por relembrarmos da vitória do povo de Israel, mas também porque tivemos a oportunidade de viver nossa fraternidade na preparação do local, na acolhida de nossos convidados e na organização do refeitório depois da ceia.
Samuel Gasque, Postulante Capuchinho - Piracicaba - SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário