quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

IMACULADA CONCEIÇÃO


Os Frades Menores Capuchinhos da Província de São Paulo, temos Nossa Senhora, Mãe de Jesus, celebrada em sua Imaculada Conceição, como nossa padroeira. Para comemorar um dia tão importante para todos nós frades e, claro, para todos os cristãos católicos, partilhamos com todos uma suscista e profunda reflexão de Frei Mauro Strabelli. Àqueles que quiserem aprofundar sobre esse e outros assuntos bíblicos, consulte o blog do Frei Mauro: http://www.strabeli.blogspot.com/



Amanhã, dia 8 de dezembro é feriado em algumas cidades desse Brasil. O motivo é religioso-católico: comemoração da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. O que é isso? A doutrina sobre a imaculada conceição de Maria foi confirmada e proclamada como verdade dogmática pela Igreja através do Papa Pio IX em 1854. E significa que Maria foi preservada imune de toda mancha de pecado original. Foi concebida sem pecado, por isso é pura, toda pura, imaculada. Essa doutrina não é uma invenção do Papa mas está fundamentada na sadia e continuada Tradição da Igreja. Quando um Papa declara um dogma ele está falando por toda a Igreja. O Papa tem o "senso do Magistério", mas o povo tem o "senso do fiéis", de modo que a proclamação de um dogma reflete todo o pensamento da Igreja. Toda a Igreja, em todos os tempos e sempre compreendeu que a Mãe do Filho de Deus não podia ser marcada pelo pecado. O consenso dos fiéis é que deu apoio ao Papa para a definição dogmática. E quando há consenso do Magistério e dos fiéis, não pode haver erro.


Santo Agostinho dizia: "Quando se trata de pecado em Maria, pela honra devida ao Senhor, eu não quero nem discutir". E S. Dionísio dizia que aquela que veio para esmagar a cabeça da serpente não poderia jamais ser esmagada por ela com a mancha do pecado!


A base bíblica é clara: ela é chamada a "cheia de graça" (em grego é kecharitomeno que significa plenamente, totalmente agraciada, repleta de graça (Lucas 1,28). E Maria diz: ainda: "Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso" A maravilha foi preservá-la e fazer dela a Mãe de seu Filho Jesus. Ela foi redimida de um modo sublime: uma redenção preventiva, pré-redenção. Por que? Porque, diz o santo franciscano Duns Scoto : Deus podia, era conveniente, por sso ele fez" (Potuit, decuit, ergo fecit".)


SALVE MÃE IMACULADA.


Frei Mauro Strabeli - Fraternidade Imaculada Conceição - Birigui - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário