sexta-feira, 4 de novembro de 2011

15 anos da fraternidade do Postulantado

Atual fraternidade do Postulantado
Aos sete de outubro de 1996, foi inaugurada a Casa dos Postulantes: uma nova fraternidade em Piracicaba, com o objetivo de acolher os postulantes, em meio à necessidade de se criar um espaço de estudo e oração para a etapa inicial de nossa formação. Segundo nossas constituições, no Capítulo II, Art. IV, nº. 28, o Postulantado é definido como:

“[...] é o período de formação inicial em que se assume a opção por nossa vida. Durante esse período, o candidato conhece nossa vida, ao mesmo tempo em que a fraternidade, por sua parte, conhece melhor e ajuda o candidato a discernir sua vocação. A formação dos postulantes tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da catequese da fé, a formação franciscana e uma primeira experiência de trabalho apostólico. Também deve ser provada e cultivada a maturidade humana, principalmente afetiva, e também a capacidade de discernir evangelicamente os sinais dos tempos”.

Com o intuito de atender essas necessidades, fora reformada parte do Seminário Seráfico São Fidélis, adaptando um anexo destinado à Casa dos Postulantes, tornando-se uma nova fraternidade.

Os registros no livro tombo da casa nos relatam que o evento da inauguração começou com um almoço festivo no Seminário São Fidélis, com a presença de vários frades e formandos da Província. As 15h00, na Capela do Seminário São Fidélis, houve uma celebração presidida pelo Frei Sermo Dorizotto, ministro provincial do respectivo triênio, que a iniciou com a bênção das imagens da Imaculada Conceição, São Francisco e Santa Clara, que foram colocadas na antiga gruta, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, agora anexa ao refeitório da nova casa, onde muitos frades ficavam em oração no tempo do seminário menor. Frei Odair Verussa fez a homilia e, Frei Sermo abençoou os cômodos da nova casa. Após a bênção final, foram plantadas no pátio da casa algumas jabuticabeiras.

O Postulantado tinha uma estrutura de três anos, e fora realizado em várias fraternidades, tais como Convento Sagrado Coração de Jesus, Seminário São Fidelis, com os postulantes residindo durante algum tempo em comunidades como Jupiá e Jardim Glória. Agora, com uma casa específica, os postulantes do 2º e 3º anos foram direcionados para residirem na nova casa e os postulantes do 1º ano, na fraternidade Sagrado Coração de Jesus. Em 2005, a casa do Postulantado passou a abrigar os postulantes do 1º e 2º anos, e os do 3º ano, residiam no Seminário São Fidélis.

Este regime de três anos de Postulantado permaneceu até 2008, onde se fazia o CVR (Curso de Vida Religiosa) com ênfase em filosofia e franciscanismo. No início de 2009, o Postulantado foi reestruturado e adaptado para dois anos de duração e, o CVR sem o enfoque da filosofia, se manteve com disciplinas de Sagrada Escritura, Teologia da Vida Religiosa Consagrada, Franciscanismo, Línguas (Português e Espanhol) e Ciências Humanas (Psicologia). No decorrer dos quinze anos da casa dos postulantes, foram diretores de estudo do CVR: Frei Odair Verussa, Frei Augusto Girotto, Frei Denílson Spironello e Frei Nilton César Groppo.

Muitos frades passaram pela Casa do Postulantado, na condição de guardiães e formadores, cada qual deixando sua contribuição humana e fraterna na formação de vários que atualmente são frades professos. Os frades que residiram nessa fraternidade foram: como inauguradores da casa em 1996, Frei José Maria M. de Lima, como guardião e Frei João Rodrigues Dias, como formador e Definidor da Formação Inicial. Em 1999, Frei João Alves dos Santos (Dom Frei Joãozinho), na condição de guardião, formador e Definidor da Formação Inicial, juntamente com Frei Denílson Spironello, como diretor de estudos. Com a transferência de Frei Denílson, chega a esta fraternidade Frei Nilton César Groppo, em 2001 como auxiliar na formação.

Em 2002, Frei Nilton assume como guardião e formador, e Frei José Sales Ramos (Frei Juca), como vice formador. Em 2005, Frei Nilton, Definidor da Formação Inicial, continua como formador e guardião da casa, e Frei Tarcísio Paulino Leite, fica como auxiliar. No segundo semestre do decorrente ano, após a transferência de Frei Tarcísio, Frei Sermo Dorizotto assume como vice formador. Em 2007, Frei Sermo Dorizotto deixa a casa do postulantado e Frei Nilton César Groppo continua como guardião, formador e Definidor da Formação inicial até o final do ano de 2010.

No segundo semestre de 2010, a casa do postulando passa por reforma e pintura interna. Hoje, em 2011, a fraternidade do postulantado é constituída por Frei Ricardo Aparecido Rodrigues na condição de formador, Frei Sermo Dorizotto como guardião e por oito postulantes: Afrânio, Angelo, Bernado, Ivan, Jean, Rafael, Rogê e Valder. Atualmente o diretor de estudos é Frei Denílson Spironello.

Os postulantes participam das atividades provinciais como encontros de formação, encontros vocacionais, missões, retiros, inserções como presença capuchinha nas pastorais em meio ao povo, e outras atividades, possibilitando assim um contato maior com a vida dos frades, e um maior conhecimento dos que desejam abraçar a forma de vida e espiritualidade capuchinha.

Este período de formação é um tempo muito propício para os estudos, reflexão na caminhada vocacional, trabalhos e construção da vida de oração e fraternidade, onde temos a oportunidade de conhecer e adentrar cada vez mais, a espiritualidade capuchinha, como opção de vida.

Postulante Angelo Fernando da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário