quarta-feira, 16 de março de 2011

I ENCONTRO VOCACIONAL DE 2011

Francisco e Clara, uma proposta de vida
 
O primeiro Encontro Vocacional em Piracicaba deste ano aconteceu de 11 a 13 de março, no Seminário São Fidélis, com a participação de 23 vocacionados vindos de várias localidades do estado de São Paulo. O encontro se iniciou com o jantar na sexta-feira, dia 11, e a seguir foi apresentado um documentário sobre a vida franciscana o que provocou um momento de partilha entre os vocacionados e frades presentes.
No sábado, após a oração da manhã bem preparada pelos formandos capuchinhos, Frei José Carlos Pedroso falou com os vocacionados sobre discernimento vocacional e a importância em tê-lo a sério. Depois ouviram a partilha de experiências das várias etapas da Formação Inicial, apresentadas pelos nossos formandos.
À tarde, Frei Ricardo, formador do Postulantado, conversou com os vocacionados sobre o ideal de Francisco e Clara de Assis, que é o caminho do lava-pés, o seguimento de um Deus-irmão, sem hierarquias e sem exclusões. E o professor Alexandre também desenvolveu algumas dinâmicas trabalhando a realidade corporal com eles, seguido de um tempo de esporte.
Depois participando da celebração eucarística, presidida pelo Frei Nilton, no Lar Franciscano, os vocacionados tiveram um contato com a comunidade atendida pelos frades e foram a ela apresentados. E durante a noite, com a participação dos noviços, houve um momento de brincadeiras, descontração e apresentações.
Domingo, após a oração, Frei Messias falou sobre a vida do frade capuchinho, seguido por uma avaliação do encontro e a celebração eucarística, presidida pelo Frei Sermo, que relacionou o tempo da quaresma com o processo de conversão contínua da vida religiosa. Finalizamos, então, com um saboroso almoço.
É importante destacarmos que esse primeiro encontro vocacional do triênio foi muito bem aproveitado e esclarecedor aos vocacionados, contando com alguns novos animadores vocacionais e com a alegre e fraterna colaboração de frades pós-noviços, noviços e dos postulantes, que muito se empenharam neste encontro.
Que o Senhor que nos chama ilumine aos jovens que buscam respondê-lo com generosidade. E para melhor nos colocarmos à animação vocacional, foi agendado um encontro dos frades animadores vocacionais para rever, avaliar e melhor organizar esse serviço, o que acontecerá dias 1 e 2 de julho desse ano. Também o próximo Encontro Vocacional em Piracicaba foi antecipado para 27 a 29 de maio de 2011

                                                                              Frei Marcelo Toyansk.

Um comentário:

  1. Assim como vocês que estão tentando discernir seu chamado por parte de um Deus de amor, nós também fizemos com o nosso sim de cada dia, respondendo a Deus e a Igreja, no seguimento de Francisco de Assis, que Deus os ajude a discernir o chamdo Daquele que vos quer bem,.......paz e bem.....

    ResponderExcluir