segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Celebrar o Misterio da Encarnação e um Ano Novo que surge.

"Caminheiro, você sabe, não existe caminho. Passo a passo, pouco a pouco, e o caminho se faz...



Mais uma vez celebramos o mistério da encarnação. Natal, tempo de reflexão. É festa do Menino Deus, que sendo rico se fez pobre para nos enriquecer pela pobreza. Filho de Deus que derruba os poderosos de seu trono e exalta os humildes.


A Espiritualidade da Manjedoura é, na verdade, um grande convite: Não perceber na vida um outro sentido senão fazer de tudo para corresponder tamanho amor. O mistério da encarnação de Jesus é o início de um caminho concreto, palpável, inserido na história humana, iniciado por Deus para entrar em comunhão de amor com o ser humano.

O despojamento do Cristo, tomando a condição de servo (Fl 2,7), quer nos ajudar a celebrar bem o natal. A herança do mistério que contemplamos no presépio pode ajudar a todos num mundo onde, influenciados por tantas idéias e realidades, os homens e mulheres nem sempre percebem a grandeza do amor de Deus expressa na encarnação do Verbo Eterno que, tomando nossa condição, faz-se pobre, necessitado da atenção e do carinho humano. Deus se assemelha a nós, torna-se impotente em tudo, exceto na capacidade de amar.

Na criança da manjedoura está à manifestação plena do Amor Divino pela humanidade e, ao mesmo tempo, a expressão do amor humano por Deus. Eis a Copiosa Redenção acontecendo desde o primeiro instante: o Sim de Deus se encontra com o Sim do homem.

Hoje vamos celebrar um ano novo que se aproxima e somos convidados a continuar caminhando, e ele não dever ser feito só pelos nossos próprios passos. Mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco. Então viva a vida! Mas não se esqueça que para se viver é preciso sentir. Então sinta a vida, em toda a sua plenitude através do pulsar do seu coração. Pois melhor presente que Deus nos deu foi às verdadeiras amizades, então quero agradecer a você pelo carinho e atenção durante todo esse ano de 2010.

Hoje vamos celebrar um ano novo, creio que e tempo de avaliar o que passou, para repetir os acertos e corrigir as falhas, para perdoar e esquecer as mágoas. É hora de recomeçar. Tantas coisas aconteceram e, no meio da pressa, parece que nunca temos tempo para realizar nossos sonhos e projetos. Mais um ano se passa. Foi tudo tão rápido.

Você olha para trás e vê sucessos e decepções, tristezas e alegrias, fantasias e realidades. O peso do ano velho ainda está em seus ombros, em sua vida, em seu coração. É tempo de parar. Decrete alguns dias de paz. Dê férias ao coração. Aceite meia hora de silêncio. Contemple uma flor. Deixe que sua voz interior grite. Nosso complexo de onipotência cria a ilusão de que podemos funcionar sempre, sem descanso. O resultado é trágico: estresse, o mal do século.

Desejo a você um Feliz ano novo e que em 2011, possamos estar juntos novamente, para mais um ano de muitas alegrias e muita paz!!! Feliz natal e Feliz 2011.

Um grande abraço.



Frei Mauricio José Silva dos Anjos – OFMCap.
Marília 31 de Dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário