sexta-feira, 3 de setembro de 2010

LANÇAMENTO DO CD "CHAMASTE-ME, SENHOR"


Cantar é preciso, também na liturgia. Mas não basta cantar. É preciso saborear espiritualmente aquilo que se canta. É preciso que a música, na liturgia, seja vivida como um diálogo, uma comunhão, com Deus, de altíssima qualidade, uma participação no "mistério" do próprio Deus, revelado em Jesus, cuja memória celebramos na liturgia. (Ione Buyst)


Irmãos e irmãs, paz e bem.
No dia 27 de agosto, comemoramos mais um evento vocacional: o lançamento do cd de refrãos orantes vocacionais "Chamaste-me, Senhor".

(Desenho de Márcio de Almeida)

O lançamento aconteceu na livraria Paulus em Santo André. Frei Telles e eu - frei Décio -  de forma bem intimista e acolhedora, celebramos esse momento cantando alguns dos refrãos orantes vocacionais.


Frei Telles e eu começamos a organizar o projeto em março-abril de 2009. Finalizadas as composições e digitadas as partituras, selecionamos o repertório que estivesse em sintonia com uma proposta vocacional. Vocação aqui entendida como todo o chamado de Deus, primeiro à vida e, consequentemente, aos vários serviços em prol da construção do Reino de Deus. Os refrãos são todos inspirados na Sagrada Escritura.
Depois de aprovado o projeto pela Paulus-gravadora, iniciamos um verdadeiro trabalho em mutirão, a muitas mãos e vozes, onde contamos com a ajuda de muitos confrades, amigos e amigas. 

 

Nos meses de setembro-agosto de 2009, começamos as gravações no estúdio do Gato, Vila Mariana - SP. Foram muitos dias, e até madrugadas, de àrduo trabalho, mas com muita satisfação e alegria.

 

Frei Telles, Frei Décio, Rogério e Toni. O coro masculino!


E as meninas, Joyce, Nete e Érika, coro feminino.
Claro que tivemos muitas participações especiais, entre elas...


Irmã Penha Carpanedo...


... Dom frei Joãozinho, bispo de Paranágua - PR e...


...nosso querido regente, Eurivaldo Ferreira - o Euri - além dos belíssimos arranjos vocais do nossa grande amigo Daniel de Angeles e a inspiradíssima capa do mestre Márcio de Almeida.
Todo esse trabalho deu frutos, graças a todos esses que citamos e vários outros confrades que nos apoiaram, além de muitos amigos, amigas, paroquianos e tantos outros que, de forma anônima, estão levando a palavra de Deus em forma de versos e canções.


O caminho não está encerrado, o fim das gravações sim, mas o serviço apenas começou. Dentre tantos frutos que já colhemos, agora essa iniciativa da livraria Paulus-Santo André, onde além de cantar, pudemos conversar bastante sobre o projeto com aqueles que foram prestigiar o trabalho.


Agradecemos de todo o coração a todos que participaram e estiveram torcendo pelo sucesso desse projeto, que não é só meu ou do frei Telles, mas de todos que sonham com um mundo mais justo, fraterno, irmão: um mundo vocacionado para o amor!


Nossa gratidão, também, aos amigos e amigas que trabalham na Paulus de Santo André; com grande alegria e empenho nos acolheram e com dedicação fizeram do evento um grande sucesso.


Por fim, encerramos com a oração vocacional-missionária que abre o Cd, desejosos que a Palavra-canção de Deus encontre solo fecundo em nossos corações e germine um mundo novo, fraterno: o reinado de Deus.

ORAÇÃO INICIAL
Senhor Deus de ternura e de bondade, autor da vida e Pai de Jesus Cristo, concede a nós, teu povo, que, pelo seguimento e encontro pessoal com teu Filho,  nos tornemos discípulos e discípulas, missionários e missionárias; e que na vivência eclesial, possamos manifestar a grandeza do nosso serviço sacerdotal em missão, encarnando no mundo, nas culturas e na Igreja a proposta do Evangelho.
Tu, que nos chamas a desempenhar nossa própria vocação, guiados pelo espírito evangélico, aquele mesmo presente em Jesus Cristo, servo de todos, faze com que contribuamos para a santificação do mundo, sendo fermento na massa e, como membros do Povo de Deus, por ti escolhido e enviado, possamos, ao modo próprio com que nos convidas, colaborar na realização do teu Reino de amor, de paz e de fraternidade, testemunhando nosso batismo, pelo qual nos dás a máxima dignidade de sermos chamados de teus filhos na fé.

Que a exemplo das primeiras comunidades cristãs, tenhamos um só coração e uma só alma, já que nos chamas a testemunhar as maravilhas daquele que nos tirou das trevas, passando-nos à luz admirável... E, pelo teu Espírito, que nos confirma nesse chamado para a realização do teu Reino, no respeito e cuidado da vida em todas as suas expressões, possamos dialogar contigo como amigos e amigas, participando da tua comunhão e missão.

Senhor, chamaste-nos? Eis que aqui estamos! Chamaste-me, Senhor, aqui estou!
(Texto de Eurivaldo Ferreira, Frei Telles Ramon e Frei Décio P. Bezerra)


Frei Décio Pacheco Bezerra
Fraternidade Santo Antônio em Santo André - SP

4 comentários:

  1. Bem sabemos que a música é um Ministério importante em nossa Igreja. A arte, sobretudo a música, contribui para que possamos, de uma maneira mais sublime, elevarmo-nos à Deus. Com singela simplicidade, Frei Décio e Frei Telles conseguiram transmitir uma mensagem simples e vital: vocação é a escuta que fazemos de Deus, em sua Palavra e na vida em fraternidade.
    Além de tudo. musicalmente o CD é belíssimo. Melodias com arranjos espetaculares, cantadas com o coração e para Deus.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Congratulations!!!!

    God bless you!!!!

    peace and all good

    ResponderExcluir
  3. Creio que onde a palavra termina, ali começa o canto. Creio que música é a coisa mais divina, depois da teologia. A Música é o pressentimento das coisas celestiais, é uma revelação mais alta que a sabedoria e a filosofia. Tendo o privilégio de ouvir esse belíssimo cd “Chamaste-se Senhor” que meu confrade Frei Decio dedicou um tempo de sua vida para preparar, belo belíssimo material esse cd despertou em mim a inquietude pelo Infinito, este desejo da Beleza, do Amor, esta ânsia pela Plenitude, e torna-se assim um sinal de Deus e o caminho mais curto para o encontro com Ele. Frei Decio parabéns, desejo que você seja sempre criativo para nos cativar e anunciar a boa nova de Jesus pelo belo canto que nos ajuda a rezar e a celebrar nosso chamado “o dom da vida” “e nossa vida ministerial”. Estimado confrade, desejo que sua vida seja sempre um grande louvor a Deus, e que esse seu belo dom de nos interpretar a Experiência do povo com seu Deus em belos cantos. Parabéns, avante irmão, Deus te bendiga hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão em Cristo, Frei Décio, PaRaBéNs pela inspiração e concretização dessa belíssima obra de arte musical encantadora ("anunciem em suas canções, o meu Reino entre as nações"...). Que o Senhor o ilumine para seja, sempre e verdadeiramente, "a sentinela do amanhã" diante desse mundo anêmico espiritaulmente. Assim seja!

    ResponderExcluir