quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os pequenos gestos fazem a diferença.



" O amor se esconde nas pequenas coisas

Só pode entender quem se faz mais simples

Um pequeno gesto faz a diferença.

Quero dizer que o mundo começa aqui dentro de nós."

(Padre Fabio de Melo)


Essa pequena sentença na sua simplicidade apresenta a máxima verdade. Já nos ensinaram os santos que a estrada para estar em sintonia com Jesus Cristo e a humildade é a simplicidade. Nos ensina a Santa Teresinha do Menino Jesus da Sagrada Face, a santa das pequenas coisas. Nós também podemos nos lembrar de outra Teresa, a Beata de Calcutá, que diz que o importante não é o que fazemos, mas o amor que colocamos naquilo que fazemos. Se nos colocarmos diante de Deus, por mais que achamos que fazemos muito, esse muito sempre será pouco, visto que nós somos limitados e Deus é o Amor. Nós somos simples criaturas e Ele e o princípio e o fim de tudo. Mas o importante é o amor, somente o amor dá sentido a nossa vida, aos momentos de felicidade e ajuda a entender os sofrimentos. Mas é o amor que dá sentido a tudo! O amor é um gesto concreto. Se não for realizado em concreto não é amor. Um pequeno gesto: um sorriso, um aperto de mão, um abraço, um simples gesto em disposição de encontro ao outro, de acolhida, de abertura, que faça notar que, para nós, o outro existe e é importante. Um pequeno ato que faça notar que nos importamos com outro, que estamos profundamente mexidos em direção a ele e que não podemos ignorá-lo ou viver como se ele não existisse.


O amor que deixa de ser palavra e entra na história por que se torna gesto, movimento, se concretiza. Todo movimento realizado terá uma reação, seja ela de reciprocidade ou contrária. Esse amor em movimento vai gerando consequencias e desencadeia uma corrente que espera uma resposta. Nós somos chamados a ser o amor de Deus em ação no meio do mundo. Nossos olhos devem refletir o olhar amoroso de Deus. Ele deve falar as pessoas pelas nossas mãos, braços e boca. Todo o nosso ser deve comunicar o amor de Deus. Através desses pequenos gestos que parecem insignificantes estamos fazendo a obra de Deus acontecer e seu amor abraçar o mundo. Essas pequenas coisas tão pequenas parecem nada, mas fazem a diferença! Quando vi essa foto do Frei Fabiano em um blog, parei justamente para pensar nisso. Esse pequeno gesto de pegar uma criança nos braços, que parece banal, fez a diferença, como podemos ler no texto abaixo, tocou o coração de Paulo Fessel que conta o seu testemunho:

“Eu e Aurea cremos que o Ângelo tem uma luz própria, algo que faz as pessoas sorrirem quando olham para ele. Essa foto é um documento vivo dessa assombrosa sensação. Na missa de natal, esse frade franciscano andava por toda a igreja, abraçando e beijando as crianças que por lá estavam. Ao vir o Ângelo, ele não piscou: pegou-o imediatamente no colo e fez dele seu Menino Jesus para o Natal de 2007, apresentando-o depois a todos os fiéis na igreja, diante do altar. Nem eu nem minha mulher somos religiosos hoje em dia, mas não pudemos deixar de nos emocionar com a cena. A qual, felizmente, pude registrar.”


Através de pequenos gestos, o Frei Fabiano, na sua simplicidade, chega até ao coração das pessoas e com certeza esse é somente um dos gestos documentados que revelam a seriedade e a profundidade em que ele vive a sua consagracão. Nesses 60 anos de consagracão, quantas pessoas ele não conduziu a Deus com o seu jeito simples e matuto. Frei Fabiano nós te agradecemos porque na tua idade ainda testemunha que aqueles que se consagram totalmente ao Senhor, não importa quantas primaveras tenham vivido, continuam sempre jovens. Pois os seus valores agora são outros e suas "armas" são forjadas pela humildade e pela simplicidade. Como nos ensina o Seráfico pai : " A pura e santa simplicidade confunde toda a sabedoria deste mundo e a prudência da carne ( ....) e a santa humildade confunde o orgulho e todos os homens deste mundo e tudo quanto há no mundo. E as duas unidas a santa caridade confunde todas as tentações do inimigo e da carne e todos os temores carnais."

Frei Fabiano, que o Senhor te ajude e a ser reflexo do amor de Deus na nossa fraternidade e testemunho de consagracão à Ele na vida franciscana nas pequenas coisas, testemunhando o amor infinito que Deus tem por cada um de nós.



Frei Emerson Aparecido Rodrigues, Ofmcap. - Roma, Itália


5 comentários:

  1. Queridos a minha intencao era homenagear o Frei Fabiano, acho que vcs exageraram um pouco, mas confesso que gostei. Amo todos vcs

    Frei Emerson

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, o caminho cristão passa pela via da humlidade e simplicidade, como nos mostra nosso Irmão Emerson neste texto. E Frei Fabiano é um testemunho vivo de que tudo isso é possível em nossas vidas.
    Obrigado Frei Fabiano!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nada como a humildade, pois o mal não conhecendo a humildade, nao tem armas contra ela.

    Que eu nunca perca tbm a humildade, mesmo quando a idade se abater sobre mim, que eu mesmo curvado em razão do tempo, possa me curvar tbm em razão de mim mesmo.

    Que Deus abençõe a todos e em especial o Frei Fabiano, exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo...

    Todo o cristão, precisa ser um testemunho visível da Santíssima Trindade no mundo, e o modo concreto de ser esse testemunho é assim com o Fr Emerson relata, pelo pequeno caminho. Que testemunhos de vida como o de Fr Fabiano e de tantos outros Franciscanos Capuchinhos, continue a dizer para o mundo que a Deus habita entre nós.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  5. Que exemplos de fraternidade e minoridade franciscana como o de Frei Fabiano e de tantos outros frades, continuem a mostrar ao mundo que Deus está entre nós!

    Muito bonito o texto Frei Emerson

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir