quarta-feira, 28 de julho de 2010

Retiro da Procasp e missões Franciscanas

Paz e bem gente boa que nos acompanha! Este mês de férias foi um mês de muitos trabalhos, graças a Deus! Logo depois do retiro em Paranaguá - PR, com Dom Frei João, os frades reencontraram-se no Alto da Serra de São Pedro entre os dias 11 a 14/07 para o 2º retiro da Procasp.


Foi um tempo oportuno para bebermos em nossas fontes capuchinhas! Orientados por essas fontes documentárias e narrativas produzidas por nossos irmãos dos primordios (1525 a 1619), reencontramo-nos com nossa identidade franciscano-capuchinha!


Frei José Carlos Pedroso fez a leitura dirigida...


E todos, após extenso período de deserto, meditação, leitura orante e oração mental, partilharam suas experiências!



É muito bom estar entre irmãos!


Revitalizados pelos ventos dos primórdios capuchinhos, partimos em missão para a Paróquia Santuário
São Judas Tadeu, em São José dos Campos.


O povo alegre e acolhedor, recebeu-nos com festa; e lá ficamos do dia 18 à 25 ouvindo, acolhendo, partilhando a vida, celebrando o Reino de Deus.



Assim são nossas missões: tudo tem inicio com o convite do pároco - Aquele à direita de azul é o Pároco pe. João. Inicia-se a pré-missão, tempo de preparação e reflexão! A segunda parte é a semana de visitas, à nossa frente vão os anjos! Esses lindos anjos aí fazendo pose para a foto! Por fim, depois de um ano, os missionários voltam em um final de semana para celebrar o que foi construído de bom e contemplar os frutos produzidos.



A equipe missionária é composta de irmãs religiosas de várias congregações franciscanas...



Leigos missionários... a partir da esquerda: Reinaldo (Paranaguá-PR), Cido Malta (Penápolis-SP), Celina (Poços de Calda-MG), Valquíria (Ipiranga-SP) e Paulo (Santo André-SP).



E nós, frades capuchinhos! 
Tivemos a ilustre e fraterna presença do frei Bruno, OFM - o primeiro em pé a partir da direita - que veio de Marília viver fraternidade conosco, valeu Frei!!!!



Encerramos nossos trabalhos missionários em São José, por hora, com a recuperação da primeira cruz daquele lugar. Ela foi restaurada e tem mais de 80 anos. Ficará como um sinal perene de nossa presença e espiritualidade franciscana no meio desse povo missionário e acolhedor!


Que toda Igreja, povo de Deus a caminho, seja sempre, toda ela,  discípula e missionária de Jesus Cristo, único mestre.
Um grande abraço, nossa gratidão a todos que nos acolheram em suas casas e corações:
 PAZ E BEM!

2 comentários:

  1. As santas missoes sao sempre uma oportunidade para nos convertermos e renovar cada vez mais a nossa vocacao e o desejo de nos manter cada dia mais fieis a missao confiada a cada um de nos pelo nosso Deus.
    Deus abencoe

    ResponderExcluir
  2. Louvando e agredecendo a Deus pela oportunidade de participar das Santas Missões e de, principalmente, aprender com o povo a rezar, a viver e a lutar. Obrigado por todas as pessoas que nos receberam com alegria, agredecendo também por todos os irmãos, frades, religiosas e leigos. Foi muito boa a troca com o povo de São José dos Campos, valeu!!!

    ResponderExcluir