terça-feira, 16 de março de 2010

Semanas Introdutórias ao Curso de Vida Religiosa - Postulantado



De 18 a 22 de fevereiro foi realizada, em Piracicaba, a primeira Semana Introdutória para o postulantado de 2010, ministrada pelo professor Dr. Edivaldo José Bortoleto – da Unimep – de Piracicaba, cujo tema foi:

Metodologia do Trabalho Científico.

“Todos os homens por natureza, desejam conhecer” escreveu Aristóteles na Metafísica, mas para se chegar ao conhecimento é necessário um método. Nós, postulantes, pensamos que o prof. Edivaldo fosse ensinar como fazer uma resenha, um resumo, isto é, o método, a parte mais técnica do processo do conhecimento, mas ele preferiu ir ao âmago da questão: o que é conhecimento? Caso nos fosse dado o método de como escrever um trabalho científico, dum certo modo seria imperfeito, pois teríamos as ferramentas para tal, mas não saberíamos o processo do conhecimento.

Qual é o método para se chegar a algum conhecimento? É o fascinante mundo das palavras encontradas nos livros. É significativo o que disse certa vez Rubem Alves: “o mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande”. Assim sendo, a leitura é a base para todo e qualquer trabalho cientifico, já que fornece conteúdo para pensar sobre algo, e faço minhas as palavras de Max Scheler: “Se as raízes dos estudos são amargas, seus frutos são docíssimos”.

Postulante: Ramires James Moscardo

Liturgia e música:

Iniciou no dia 25 de janeiro com os postulantes, a 2ª semana introdutória no Seminário São Fidélis, tendo como tema: Liturgia e música. Frei Marinaldo Caetano de Jesus esteve conosco na segunda e sexta-feira e apresentou-nos os seguintes temas: Liturgia, o que é mesmo? Sobre o lugar da liturgia na espiritualidade cristã e “Os comentários na liturgia da palavra”.

Frei Maurício José Silva dos Anjos nos acompanhou de terça (26) até quinta-feira (28), no período da manhã, abordando os seguintes assuntos: Um resumo sobre a importância da liturgia, ou seja, uma preparação para melhor celebrar a maior festa da vida cristã. Em seguida, nos ensinou a manusear a Liturgia das Horas. É importante salientarmos que manuseamos o breviário. Além disso, lemos um texto muito significativo da escritora Adélia Prado, em que ela afirma que a missa é como um poema em que não tem a necessidade de enfeites. Também assistimos a um vídeo sobre a Missa e sobre a Celebração da Palavra. Por fim, Frei Maurício assegurou que é preciso zelo e seriedade ao manusear os objetos litúrgicos.

Frei Décio Pacheco Bezerra nos acompanhou desde o dia 25 no período da tarde e apresentou alguns aspectos da paisagem sonora, e nos ensinou a história da música (desde a introdução até os conceitos musicais aplicados à liturgia).

Foi uma semana de extrema importância para nossa formação religiosa, já que ampliou os nossos conhecimentos sobre a liturgia e nos ajudou a melhor celebrar a festa Pascal, ou seja, a missa.

Postulante: Carlos Eduardo Fernandes

Filosofia de Santo Agostinho

Na última Semana Introdutória do Postulantado (de 08 a 12 de fevereiro), Frei Francisco nos apresentou a filosofia de Santo Agostinho e nos levou, através de indagações e da leitura da obra agostiniana “A vida Feliz”, a descobrir que somente é feliz aquele que possui a Deus, uma vez que ele é a Verdade e o Bem Absoluto. Para que pudéssemos assimilar melhor o conteúdo, Frei Francisco nos pediu uma resenha crítica sobre tal assunto e assistimos ao filme “Santo Agostinho”, de Roberto Rossellini.

Concomitantemente Frei Mateus explorou, através do texto “São Francisco de Assis e os estudos, uma questão”, do Frei Hermógenes Harada, a importância dos estudos na ordem franciscana. Além disso, Frei Mateus nos apresentou a importância e a riqueza da vida fraterna através do texto “Fraternidade, o coração da vida religiosa”, de Giuseppe Colombero. Para a compreensão de tais assuntos, o frei se utilizou de músicas e do documentário “De Medellín à Aparecida”.

Por fim, nós, postulantes, queremos agradecer, de coração, à disponibilidade do professor Edivaldo, de Frei Francisco, Frei Maurício, Frei Décio, Frei Mateus e Frei Caetano em nos conceder três semanas de aprendizado e muitas reflexões.

Postulante: Samuel Gasque de Moura


Artigo publica no portal da PROCASP (http://www.procasp.org.br/)

Um comentário:

  1. A semana que estive lá, para mim foi muito boa. Parabêns aos postulantes pela dedicação e paciência.
    Que a musicalidade primordial nos envolva e inspire a construção de um mundo harmonioso, justo e feliz!
    Frei Décio

    ResponderExcluir