segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Missão em Mariápolis

Aconteceu do dia 30 de setembro ao dia 07 de outubro a Santa Missão Franciscana na Cidade de Mariápolis, Paróquia Imaculada Conceição da diocese de Marília.

 








Iniciamos no dia 30 com a missa de envio presidida pelo Pároco Padre Domingos de Jesus que acolheu a todos com imensa alegria. Frei Adalto Antônio de Penápolis, ao final da celebração, explicou-nos o sentido da missão Franciscana salientando que para fazer missão "não precisamos ir até o outro lado do Mundo, basta ter coragem de ir até o outro lado do Muro".



Estavam presentes 12 missionários (as) franciscanos de diversas regiões de São Paulo: Freis Décio e Evaldo de Piracicaba, Frei João Dias de Botucatu, Frei Geraldo, Graça e Sebastião de Birigui, Frei Maurício, Hamilton e Ana Angélica de Dracena, Reinaldo de Rio Claro, Valquíria e irmã Rosa de São Paulo e Irmã Maria José de Ribeirão Preto.



A celebração com as crianças, na segunda-feira, foi presidida pelo frei Décio e teve animação do missionário Reinaldo que durante o dia, com a missionária Valquíria, visitou creches e escolas.


O segundo dia da missão, dedicado à solidariedade, as visitas às familias continuaram e a celebração Eucarística, à noite, foi presidida por Frei João Dias que dedicou-se à visita aos enfermos nessa semana missionária.



O dia na quarta-feira começou bem cedo para os missionários e leigos daquela paróquia: 5h30 já estávamos nas ruas rezando o terço missionário. Às 15h00 tivemos a celebração da saúde participação dos muitos enfermos daquela cidade. Destacou-se a dedicação da Pastoral da Saúde. A missa foi presidida por Frei João Dias e concelebrada por Frei Décio.



A missa da noite de quarta-feira, dedicada às famílias e aos casais, foi presidida por Frei Geraldo dos Santos que emocionou a todos com seu jeito alegre, profundo e dinâmico em conduzir a celebração.



A quinta-feira é o dia dedicado à Luz: Cristo, Luz da Luz enviado para iluminar as nossas trevas. As visitas continuaram, também desde de terça-feira as comunidades rurais e suas respectivas famílias receberam os missionários. A procissão da Luz teve como itinerário a praça Frei Dionísio e a celebração foi presidida por Frei Maurício dos Anjos.

Sexta-feira é o dia da reconcilião, da Palavra de Deus e dos nossos irmãos e irmãs falecidos. 5h30 saímos em procissão da Igreja Matriz até o cemitério municipal e, após a recitação do terço, iniciamos a celebração pelas Fiéis Testemunhas presidida por Frei Décio com a homilia proferida por Frei Geraldo.


Durante o dia as visitas continuaram. Frei João e Frei Geraldo ficaram de plantão para atender os penitentes. À noite a celebração da penitência foi conduzida pelos missionários Reinaldo e Sebastião.


Sábado às 9h00 nos encontramos no Centro Comunitário da prefeitura com todas as crianças. Ali, o missionário Reinaldo e Frei Décio dinamizaram uma animada gincana. Ainda no sábado muitas famílias foram visitadas e à tarde realizamos o encontro com todas as lideranças da comunidade. Este encontro foi conduzido por Frei Décio e os missionários Reinaldo e Ana Angélica.


A missa dos jovens à noite contou com grande participação popular. Os jovens, com sua alegria e vivacidade, deram um colorido especial à celebração que foi presidida por Frei Décio e concelebrada por Frei João Dias.
Domingo não é dia de despedida, como disse Frei Décio, que presidiu a celebração de encerramento, pois nós cristãos sempre nos encontramos na mesa Eucarística. Todos os missionários e missionárias presentes tiveram a oportunidade de dizer uma última palavra aos Mariapolenses. Concluída a celebração, iniciou-se a procissão com o Cruzeiro. Após a bênção, todos foram convidados a fazerem suas orações aos pés deste sinal da nossa fé.


Nosso agradecimento ao Padre Domingos pela iniciativa e ao povo mariapolense que nos acolheu em seus corações. Que Deus sempre os ilumine em sua missão.

Que Nossa Mãe Maria, a Imaculada Conceição, padroeira daquela comunidade, sempre os proteja com o seu olhar maternal. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário