segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Profissão Perpétua: Frei Arcanjo e Frei Maurício

Na solenidade da impressão das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, frades de diversas fraternidades capuchinhas do Estado de São Paulo se reuniram no convento centenário taubateano da plantinha de Francisco, Santa Clara, na celebração eucarística das 19h, para acolher de forma definitiva no seio da Fraternidade Províncial, dois novos jovens, Frei Maurício José Silva dos Anjos e Frei Arcanjo de Sousa Soares, que afirmaram o desejo, de forma convicta e para a toda vida, de seguir os passos e os traços de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Chamados desde o ventre de suas mães, alimentados pelo amor da família e vivendo a experiência da comuni-dade eclesial, desco-brem a figura do “nove-lus pazzus in mondo”. A vida e o modo de ser de Frei Francisco apresen-taram-lhes uma inspi-ração de vida, um caminho a ser trilhado. Frei Maurício e Frei Arcanjo desejaram beber da fonte da espiritualidade franciscana, cujo manancial é fundamentalmente o seguimento de Jesus Cristo e saborearam a descoberta gradativa do mistério do Cristo, revelação do amor e da misericórdia de Deus para com a humanidade.
Frei Maurício e Frei Arcanjo
Na caminhada vocacional de Frei Maurício e de Frei Arcanjo, eles cativaram e se deixaram cativar. Assim, na pequena igreja do Convento Santa Clara naquele sábado, congregaram-se testemunhas vindas de todos os lugares: Dom Antonio Afonso de Miranda, bispo emérito de Taubaté, frades, formadores, formandos, professores, familiares e parentes, homens, mulheres, jovens, crianças, idosos, religiosas, religiosos, amigos, lideranças comunitárias e a irmã lua, que ali fora, sorrateiramente espreitava pelas frestas do convento os fatos que aconteciam. Todos ali estavam para sustentá-los no seu SIM: "É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu desejo fazer de todo o coração".
A mãe de Frei Maurício, que percorreu mais de setecentos quilômetros cortando o estado de São Paulo, da cidade de Dracena a Taubaté, e a mãe e o pai de Frei Arcanjo, que atravessaram o país durante três dias de ônibus, saindo do interior do Piauí, conduziram os filhos diante do altar para ali os filhos se entregarem nas mãos do Ministro Provincial, num gesto de total oblação: “movido por inspiração divina a seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, perante os irmãos aqui presentes, nas tuas mãos, frei Airton Carlos Grigoleto, com firme propósito e vontade faço voto a Deus Pai e santo e todo poderoso de viver por todo o tempo da minha vida em obediência, sem nada de próprio e em castidade.”


Os abraços. Alguns longos, outros mais apertados, com palavras ou simples silêncio, lágrimas, sorrisos, choro, coração apertado, nó na garganta, olhares cúmplices de um ideal, um turbilhão de sentimentos. O ir ao encontro dos novos irmãos que adentraram definitivamente a nossa vida provincial é a confirmação do nosso SIM: o Senhor lhes chamou e vocês responderam: “Eis-me aqui, Senhor”.


Frei Maurício e Frei Arcanjo ao celebrarem a sua profissão perpétua na Província dos Capuchinhos de São Paulo tinham a certeza de que a liturgia da solenidade da impressão das Chagas de São Francisco não era apenas a recordação do evento como um ponto de “chegada”, o fim da vida de Frei Francisco, mas antes como sinal da configuração vivida ao longo de toda vida dele.

Cônscios, portanto, de quererem viver no crisol da fraternidade para continuamente experimentarem o amor misericordioso de Deus, para se tornarem homens reconciliados e reconci-liadores, e assim pode-rem afirmar como Paulo: “Com Cristo fui co-crucificado; vivo e não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2,10).

E nós, testemunhas dessa entrega definitiva, peçamos a Deus que ilumine os passos dos nossos co-irmãos. Que realmente possam ser testemunhas alegres da Boa Nova, amantes castos da humanidade, ricos da gratuidade de Deus, despojados da ganância do ter e do poder e obedientes à escuta da Palavra e ao Espírito Santo, “Ministro Geral da Ordem”. Que Maria Imaculada Conceição, mãe e advogada nossa, juntamente com os santos da Ordem Seráfica, possam animar, dar coragem e perseverança aos nossos irmãos Frei Maurício e Frei Arcanjo. Amém!


Frei José Gomes de Sousa Junior (Frei Portuga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário