sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SEMANAS INTRODUTÓRIAS

1ª SEMANA INTRODUTÓRIA   

      No dia 17 de Janeiro, iniciou a Primeira Semana de Introdução ao Postulantado, na qual frei Odair Verussa ajudou-nos conhecer a História da Província. O texto-base da reflexão foi um artigo do próprio frei Odair, no qual afirma: "A memória está mais para a lenda, não no sentido positivista em que ela soa como mentira, mas enquanto resgate a 'gesta' que fazem sobreviver o espírito e a prática com que os atos foram vividos. A verdadeira tradição não consiste em viver teatralmente o passado, mas em buscar o novo, hoje, solidamente assentado no mesmo vigor que o inspirou outrora".Logo, ao ignorarmos a nossa história estaremos desconhecendo nossa identidade.
 Postulante: Ramires James Moscardo


2ª SEMANA INTRODUTÓRIA

         No dia 24 de Janeiro, iniciou a Segunda Semana Introdutória para o postulantado, com a presença do Frei Francisco Erlânio, que durante toda a semana discorreu sobre o tema: Disposição e disciplina nos estudos e introdução à filosofia.  Frei Francisco começou articulando sobre a filosofia antiga e a história dos primeiros pensadores da Grécia. Posteriormente relatou sobre a importância da filosofia, tida como a arte do saber, contextualizando a construção do pensamento como motivação para os estudos. Por fim, estudamos o Diálogo do Banquete de Platão, no qual realizamos um pequeno seminário, expondo as diversas interpretações e pensamentos, com o intuito de desenvolver ainda mais a disciplina e a disposição pelos estudos, salientando a arte do pensar, com um breve debate. Assim, só temos a agradecer ao Frei Francisco, pela disponibilidade, paciência e pelas reflexões realizadas conosco, e que Deus o abençoe sempre. Finalizo com uma frase de Sócrates que retratou muito bem essa semana: “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.

  


 3ª SEMANA INTRODUTÓRIA
Do dia 31 de Janeiro à 04 de Fevereiro, aconteceu a Terceira Semana Introdutória para os Postulantes. Tivemos a presença dos Freis: Maurício José da Silva dos Anjos(liturgia) e Décio Bezerra Pacheco (música), que vieram nos enriquecer com suas partilhas. Nós, postulantes do primeiro e segundo ano, tivemos a oportunidade de mergulhar no mundo da Liturgia e da Música que pouco compreendemos. Apesar do pouco tempo, esses primeiros passos, nos fizeram abrir os horizontes do "novo" que nos virá.O que mais marcou nessa semana tão rica, além dos estudos, foi perceber a vivência da fraternidade por parte desses dois freis, que animaram nossa semana com sua presença contagiante e sempre alegre, marcando a celebração da nossa vida em tudo o que estamos fazendo, colocando em nossa vida, o doar-se por inteiro, celebrando o maior dom que Deus nos deu, a vida.
Assim, terminamos as semanas introdutórias ricas de conhecimentos, e a passagem marcantes dos freis nos doando um pouco do que é a vida fraterna. Agora iniciaremos a Curso de Vida Religiosa (CVR), contamos com as orações de todos os nossos irmãos fraternos.
Paz e Bem!

Postulante: Ivan Anderson do Carmo

2 comentários:

  1. Adorei saber das noticias! Coragem...
    E força no estudo moçada...

    ResponderExcluir
  2. São Francisco se fez ideal de vida.. desejo a todos vocês postulantes força e coragem vão e não olhem para trás...

    ResponderExcluir