terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vestição dos novos noviços

Olá, irmãos e irmãs, paz e bem!

Capela do antigo seminário franciscano de Nova Veneza

Na sexta-feira, dia 26 de novembro, na capela do antigo seminário franciscano em Nova Veneza, Sumaré - SP, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Estado de São Paulo, em uma singela e bela celebração, teve a alegria de receber quatro irmãos para vivenciarem o ano de noviciado.

São eles o Frei Saulo, Frei Frankslei, Frei André e Frei Carlos Eduardo.



Nós, frades franciscano-capuchinhos, chamamos a cerimônia de entrada de novos noviços à Ordem de "Vestição". Nessa celebração os neo-noviços recebem o hábito penitencial e passam a ser chamados de Freis (palavra que significa "irmão")  


Mas o que é noviciado? Nossas Constituições Capuchinhas nos mostram que "o noviciado é o periodo de uma iniciação mais intensa e de uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa. A formação do noviço fundamenta-se nos valores de nossa vida consagrada, conhecidos e vividos à luz do exemplo de Cristo, das intuições de São Francisco de Assis, das sãs tradições da Ordem" (Constituições Capuchinhas, cap. 1, n. 29)

Frei Nilton César Groppo, mestre de noviços

Nesse tempo tão importante para os noviços, que compreende um ano de oração, trabalho e vivência fraterna instensos, os noviços recebem um acompanhamento exclusivo por parte de um frade. A esse frade chamamos de mestre de noviços. Em nossa fraternidade provincial de São Paulo, Frei Nilton César Groppo é o nosso novo mestre de noviços.

Frei Nilton, Frei Airton e Frei Maurício

 Essa cerimônia da vestição envolveu-se de um brilho maior: nosso querido e místico mestre Frei Mauricio Burin estava concluindo seus mais de 10 anos como mestre de noviços e Frei Nilton assumindo o novo grupo. A celebração contou também com a fraterna e alegre presença de nosso ministro provincial Frei Airton Carlos Grigoleto, muitos outros co-irmãos de hábito, formandos e pós-noviços, familiares e alguns membros da comunidade paroquial local. 
Queremos manifestar, sem dúvida, a nossa imensa gratidão ao nosso querido mestre frei Maurício que, com seu trabalho e exemplo de vida, gerou tantos novos frades para nossa Ordem.

Noviços com a família

E entrar para o tempo de noviciado não é de forma alguma abandonar o mundo e a nossa família, mas é ver o mundo com os olhos de Cristo e um aprendizado constante de sempre mais valorizar àqueles que nos geraram e educaram à vida. Por isso contamos sempre com o apoio e presença dos familiares dos novos noviços que, como São Francisco nos ensina, passam a ser também mãe, pai, irmão e irmã de todos os frades. Sao integrados a grande família franciscano-capuchinha!



O nosso parabêns aos novos noviços, Frei André, Frei Saulo, Frei Carlos Eduardo e Frei Frankslei. Que a sensibilidade e leveza do Espírito Santo possibilite a vocês a abertura para reconhecer e acolher a grande graça concedida a nós por Deus, pelo seu filho Jesus Cristo, de vivenciar intensamente essa experiência de vida religiosa, manifestação concreta do desejo de perfeição evangélica para a instauração do Reinado de Deus.
Vocês, queridos freis, não estão sozinhos, contem sempre com nosso apoio e orações!
"Todo frade que é dado por Deus à fraternidade traz-lhe alegria e também é um estímulo para que nos renovemos no espírito de nossa vocação" (Constituições Capuchinhas, cap. 2, n. 26)
 Animação Vocacional Capuchinha

5 comentários:

  1. A entrada no noviciado é um momento carregado de espiritualidade. Esse ano não foi diferente, quatro irmãos que iniciam esse período, o noviciado, em que se voltarão à oração, ao carisma franciscano-capuchinho e, sobretudo, voltarão para Deus.
    Rezemos, todos e todas, para que eles possam ter uma experiência rica de intimidade com Deus e, como Jesus que desceu o Tabor, eles possam contribuir ajudando o povo de Deus rumo a consumação do Reino.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. gente como eu to ficando velho.... eu fui noviço da primeira turma quando o Frei Mauricio ficou mestre de Noviço.. ja se passaram 10 anos....
    e caros noviços perseverança...
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns frei André, frei Carlos Eduardo, frei Frankslei e frei Saulo!!

    Que nos caminhos e descaminhos da vida vocês se percebam sempre como irmãos e jamais se esqueçam de olhar uns pelos outros.
    E que, a exemplo de São Francisco de Assis, possam ser, neste mundo conturbado que aí está, o coração amoroso do Cristo, a face humana do Pai.

    Deus os abençoe!!

    Abraço fraterno,
    Ariane Zoby

    ResponderExcluir
  4. Putz, a Casa do Postulantado vai ficar "vazia" sem esses loucos...
    Perceverança, frei 3, frei 4ª feira, frei caballo, frei kadu.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. O Amor de Deus atingiu seus coraçoes e voces O Perceberam.

    Nunca estarão sozinhos como servos do Senhor

    Luis C. Vieira

    ResponderExcluir