quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Em busca da identidade do catolicismo paulistano



Nos dias 05 e 06 de outubro, nós postulantes do 2º. Ano estivemos na cidade de São Paulo com o prof. Frei Claudemir Vialli para aprofundarmos nosso estudo de cristologia.


Catedral da Sé
O intuito era percebermos na arquitetura religiosa paulistana as diferentes perspectivas cristológicas. Nosso campo de estudo foi amplo: museu de Arte Sacra, Catedral da Sé, Catedral Metropolitana Ortodoxa, Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, igrejas como a de São Gonçalo, Santa Ifigênia e do Paysandu. Em cada local colhemos uma experiência muito marcante para nós iniciantes à vida religiosa.

museu de Arte Sacra - Mosteiro da Luz
Frei Claudemir teve a preocupação de nos conduzir a locais que ainda conservam a alma católica dos paulistanos, principalmente os que fizeram parte da construção do catolicismo da maior cidade do país através dos séculos.

Pátio do Colégio

De maneira muita fraterna, demonstramos nossa gratidão ao Frei Claudemir por essa iniciativa que veio corroborar com o nosso conhecimento teológico e humano. Ao Frei Airton, guardião da fraternidade Imaculada Conceição, nosso muito obrigado pelo acolhimento e fraternismo.

Mosteiro de São Bento

Queremos partilhar com todos os confrades alguns fatos singulares que nos marcaram durante nossa busca dos elementos cristológicos.

Igreja Metropolitana Ortodoxa

Frankslei:
Frankslei na torre do Banespa

A partir da aula extraclasse na cidade de São Paulo com o professor Frei Claudemir, posso relatar que vivenciei, junto com os irmãos, uma fase impar de minha vida. Esta experiência de aula me proporcionou o conhecimento real sobre algumas realidades: religiosa, social e cultural que ainda desconhecia ou que conheci pelo mundo das comunicações. Ressalto a grande importância desta aula e vejo com bons olhos o prosseguimento do projeto. Que com o advento de muitos outros irmãos este projeto de ensino extraclasse possa ser continuado.

Saulo:
Saulo no Mosteiro da Luz
Eu gostei muito do passeio em São Paulo, pois vi muitas coisas como igrejas antigas, museus sacros, ruas movimentadas, com pessoas diferentes. Fomos ver um filme na Paulista e andamos muito de metrô. Foi uma grande experiência para mim, pois nunca havia andado tanto e me divertido assim: comemos pão de queijo, jantamos no shopping, eu comi uma comida tradicional japonesa, e por fim ficamos felizes de viver como irmão em fraternidade. É uma experiência muita boa e vivificante.



Carlos Eduardo (Kadu):
Kadu no metrô Brigadeiro

A experiência realizada na cidade de São Paulo foi muito positiva e formadora. Frei Claudemir Vialli teve uma iniciativa muito boa ao nos propor uma visita às Igrejas históricas da cidade, pois não apreendemos somente as diferentes imagens que cada igreja possui quando celebra o Cristo, mas também um pouco da capital de nosso estado e da catequese do início de nossa igreja no Brasil. Alguns pontos como: igreja de São Gonçalo, Catedral da Sé e São Bento nos deixam inebriados com tamanha beleza arquitetônica e marcas de um povo que sofreu para nos deixar essas maravilhas.

Obrigado Frei Claudemir, por nos enriquecer culturalmente e religiosamente com sua sabedoria e iniciativa, pois certamente, nos ajudou muito a nos tornarmos mais maduros em nossa fé no Cristo Jesus e também de entendermos melhor como nosso povo celebra a mesma fé no Cristo em diversas formas, mas tendo como base a mesma liturgia.



André:
André na Igreja Ortodoxa






A cripta do Pátio do Colégio suscitou em mim a experiência do Cristo missionário ainda vivo nos alicerces da primeira igreja da cidade de São Paulo. Só de pensar nas dificuldades enfrentadas no século XVI, desde a viagem marítima até a catequese dos indígenas, parece que sentimos os corações dos padres jesuítas pulsarem pela causa do evangelho. O beato José de Anchieta desperta em nós o espírito da missão, de se fazer mais um no meio de povos estrangeiros, pois para Cristo “não há mais diferença entre escravo ou livre, estrangeiro ou judeu”.






Pelos postulantes Capuchinhos do 2º Ano - Piracicaba - São Paulo

3 comentários:

  1. Penso que tal experiêcia nos leva e refletir melhor como está nossa caminhada como cristãos.Parabéns ao grupo que o Cristo seja sempre o centro de vossa vida e caminhada.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, meus irmãos Saulo, André, Frank e Kadu! Já aparece a aurora de uma nova etapa. Parabêns pelas vitórias e conquistas, muita força e luz no caminho a percorrer... Estamos juntos, como irmãos em fraternidade universal!
    Meu grande abraço cheio de alegria pela renovação de nosso carisma, através do noviciado, e pelo Dom da vida de cada um!

    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, rapazes!!

    Que tal escreverem um artigo apresentando para nós, que acompanhamos vocês aqui no blog, essas distintas perspectivas cristológicas que tiveram a felicidade de apreender e assimilar??
    Os diferentes rostos Daquele ao qual seguimos e que se apresenta e se faz próximo conforme a necessidade de seu povo.
    É uma sugestão...

    Abraço fraterno,
    Ariane Zoby

    ResponderExcluir