sábado, 4 de fevereiro de 2012

Missa de despedida de Frei Décio atrai mais de mil pessoas à Igreja Matriz de Cândido Mota


Pelas estimativas da Equipe Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora das Dores, mais de mil pessoas participaram da Missa de despedida do Frei Décio Pacheco Bezerra na Igreja Matriz. A celebração iniciou-se às 19h30 desta última segunda-feira dia 23 de janeiro e foi presidida pelo Frei Décio e concelebrada pelo Frei Adalto Antônio. A organização litúrgica esteve a cargo das Comunidades urbanas, rurais, distritais e também dos movimentos que Frei Décio liderou em Cândido Mota.

As Comunidades da Matriz, Santa Clara, São Francisco, Santa Teresinha, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José, São Judas, Sagrada Família, Santíssima Trindade, Santo Antônio de Nova Alexandria, São Sebastião de Frutal do Campo e Santo Antônio da Água da Pinguela, se dedicaram com afinco para que a celebração fosse um sucesso. Também os movimentos Renovação Carismática Católica, Coroinhas, Acólitos, Novena Perpétua de Nossa Senhora Aparecida, Pastoral da Comunicação, Equipe Litúrgica da Matriz e os jovens da Topada, auxiliaram ativamente na celebração. A Igreja Matriz recebeu decoração especial na cor amarela, que simboliza a amizade e na ocasião expressou todo sentimento do povo pelo Frei Décio.


O grupo de canto “Folclore” que é composto pelos jovens da Topada deu um show de interpretação, abrilhantando a solene celebração. Todas as orações da Missa tiveram como temática as “vocações”. Pode-se dizer que a abertura da nova missão de Frei Décio foi em Cândido Mota, tendo em vista que de hora em diante ele é responsável pela pastoral vocacional e missionária da Província dos Capuchinhos de São Paulo.

Apesar da tristeza aparente no rosto dos cândido motenses, toda celebração transcorreu piedosamente e em clima de festa. Frei Décio sempre alegre e dinâmico entoou diversos cantos durante a celebração. Incenso, Evangeliário, Tochas, foram alguns objetos litúrgicos que ajudaram o povo a melhor participar da Missa. Frei Décio proclamou solenemente o Evangelho e Frei Adalto proferiu uma belíssima homilia ressaltando todo trabalho de Frei Décio em Cândido Mota, o carinho que uniu o frade ao povo cândido motense e a responsabilidade e sabedoria com que Frei Décio desempenhou este primeiro ano de ministério sacerdotal. Verdadeiramente ele assumiu a sua vocação e por estar intimamente unido a Deus e tendo sido generoso aos seus desígnios, as sementes aqui plantadas produzirão muitos frutos. Finalizando Frei Adalto fez um apanhado geral sobre as novas pastorais que Frei Décio será responsável.

Todas as comunidades e movimentos participaram da celebração nas diversas partes que compõe a Missa. A Eucaristia foi distribuída aos fiéis sob as duas espécies, pão e vinho – corpo e sangue de Cristo. Após a comunhão, foi à vez de o povo prestar suas homenagens ao sacerdote. Os funcionários da Paróquia Anderson e Rosimeire proferiram a leitura de uma homenagem ao Frei Décio ressaltando o seu trabalho no Município e também o carinho e amor que uniu tão intimamente o coração dos cândido motenses a ele.

Na sequência os demais funcionários Maria Lúcia, Zilda, Maria Luiza, Brás e Ângela entregaram ao religioso uma linda casula, como geste de gratidão por todo apoio recebido de Frei Décio durante o ano de 2011. Os jovens Marcus Vinicius e Danielli entregaram um presente em nome da sua mãe Márcia Regina Ferreira da Mota que não pode comparecer à celebração por motivos de saúde. Também todas as comunidades e movimentos entregaram os seus presentes, mas acima de tudo, lhe entregaram seu abraço fraterno e suas lágrimas de gratidão e amizade.

Encerrando as homenagens foi à vez dos jovens da Topada entrarem correndo pelos corredores centrais da Igreja Matriz e cantando a música: “O céu inteiro está rezando por ti, se for preciso nós estamos aqui, anjos e santos intercedem por ti, se for preciso nós estamos aqui!” A Igreja quase veio abaixo diante da animação dos jovens que acabou contagiando toda a assembléia que não paravam de aplaudir o sacerdote. Após as homenagens Frei Décio, emocionado dirigiu ao seu povo algumas palavras de amizade e de afeto tentando expressar as emoções que passavam em seu coração. Agradeceu de forma especial aos frades Ismael, José e Luiz pelo apoio recebido neste início de ministério sacerdotal e aos funcionários da Paróquia por toda amizade e companheirismo, porém agradeceu a todos os cândido motenses sem exceção, pois o acolheram e o amaram deste o primeiro instante de sua chegada nessas terras.

Com a conclusão da celebração uma fila interminável de formou para abraçar e se despedir do sacerdote. Verdadeiramente foi uma noite memorável como poucas vezes se viu na história de Cândido Mota. Cada frade que por aqui passou deixou suas marcas e cativou o povo à sua maneira, mas nenhum ficou tão pouco tempo, cativou tanta gente e se fez tão próximo quanto Frei Décio. O religioso deixou Cândido Mota na manhã do dia 24 de janeiro e antes de partir olhou para a cidade e repetiu o mesmo gesto de São Francisco: “Adeus Cândido Mota, eu te abençôo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo!”

A Frei Décio os sinceros votos de muitas felicidades e realizações na sua nova missão e a certeza de que os laços na amizade conquistada não se perderão no tempo e no espaço, mas nos acompanharão por toda a vida!